Pneus e Manutenção
Ribeiro2024-07-22T12:00:19+00:00FIQUE A SABER QUE TIPOS DE PNEU EXISTEM
Existem vários tipos de pneus. Cada um tem as suas vantagens. Cada um está adaptado a diferentes ambientes de trabalho. E, na maior parte das vezes, a sua máquina terá sido concebida a pensar num tipo específico de pneu.
Pneus pneumáticos:
Um pneumático é um pneu de borracha enchido com ar. O rasto de um pneumático é a parte em contacto com o solo. O rasto é reforçado com tiras de aço ou outros materiais.
A pressão do ar no interior dos pneus pneumáticos oferece resistência a forças aplicadas contra o pneu. Além disso, confere ao pneu um efeito amortecedor. Isto reduz o impacto das irregularidades na superfície de condução.
Geralmente, os pneus pneumáticos são mais confortáveis.
São apropriados para uso em superfícies planas ou regulares, como em oficinas e armazéns. São apropriados ainda para uso em terreno irregular, como estaleiros de construção, embora os pneus pneumáticos sejam vulneráveis a furos causados por detritos, pregos e objetos aguçados.
Os pneus pneumáticos têm uma vasta gama de perfis. Cada um destes é adequado a uma aplicação específica.
Pneus maciços:
Um pneu maciço não é enchido com ar. Em vez disso, é tipicamente fabricado com duas ou três camadas de
borracha. Cada camada usa um composto de borracha diferente. Estes são pneus muito duráveis, não suscetíveis
a furos nem esvaziamentos. Por serem à prova de furos, os pneus sólidos são perfeitos para máquinas conduzidas em ambientes com detritos aguçados.
Há uma desvantagem. Um pneu sólido é menos confortável do que um pneumático. Se tiver de conduzir muito em terreno irregular, poderá preferir pneus pneumáticos.
Pneus de pressão:
Os pneus de pressão são bastante semelhantes aos pneus sólidos. Tal como os pneus maciços, não são enchidos com ar. Em vez disso, são compostos por uma única camada de borracha sólida que é moldada a uma jante de aço. As máquinas são fabricadas para uso com pneus sólidos ou de pressão, mas não ambos.
Os pneus de pressão estão disponíveis tanto com rastos lisos como de tração. Estes pneus também são à prova de furos, o que os torna adequados para ambientes com detritos aguçados.
Pneus de enchimento com espuma:
Os pneus enchidos com espuma são criados enchendo pneus pneumáticos com espuma. A espuma é injetada sob a forma de uma mistura química que endurece. Isto torna os pneus efetivamente à prova de furos. Além disso, o peso e a densidade da espuma servem de contrapeso extra. Isto aumenta a estabilidade e a segurança de máquinas que trabalham a altitudes elevadas.
Não recomendamos o uso de uma Plataforma Elevatória Móvel (PEM) sem pneus anti-furo. Imagine que está a trabalhar a 10 metros de altitude. Conduz por cima uma pedra – ou de qualquer outro objeto aguçado – e fura o pneu. A situação está condenada a acabar mal, mesmo com equipamento de proteção contra quedas. Certifique-se de que as suas PEM e outras plataformas de trabalho aéreo estão sempre equipadas com pneus anti-furo.
Pneus não marcantes:
A maioria dos pneus industriais são pretos. Isto porque negro de fumo é adicionado à mistura de borracha natural quando estes pneus são fabricados. O negro de fumo torna a borracha mais resistente ao desgaste, absorvendo calor e protegendo os pneus da radiação UV. Mas também deixa marcas negras no piso. Sabe do que estamos a falar. São como rastos de sujidade que as suas máquinas deixam para trás.
Digamos que conduz por armazéns e que, por motivos de higiene, não pode ter marcas de sujidade no chão. Um pneu não-marcante é exatamente aquilo de que precisa. Notará que estes pneus são geralmente brancos, embora também encontre versões amarelas ou mesmo cinzentas na nossa gama. Porque não são pretos? Quando os pneus não-marcantes são produzidos, não é adicionado negro de fumo à mistura de borracha. Isto significa que os seus pisos permanecerão limpos, mas, infelizmente, sem o negro de fumo, os seus pneus terão menor durabilidade.
Os pneus não-marcantes são tipicamente produzidos para empilhadores usados em centros de convenções e processamento alimentar. Contudo, também são populares em armazéns onde a limpeza é valorizada.
Optimize a durabilidade dos seus pneus com um pouco de manutenção
Talvez ache que a manutenção das suas máquinas e das suas peças vitais é relativamente normale simples. Esta poderá ser a razão pela qual a manutenção nem sempre é realizada de forma tão minuciosa como deveria ser. Os pneus são o maior custo de reposição que terá ao longo de toda a vida operacional da sua máquina: mais uma razão por que é tão importante que mantenha os seus pneus em condições. Isto prolongará a vida dos seus pneus, poupar-lhe-á dinheiro e reduzirá o tempo de inatividade. Pequenos trabalhos, grande diferença.
a. Mantenha a pressão correta para os pneus:
Tal como no seu carro, é muito importante que os seus pneumáticos sejam insuflados com a pressão correta para poupar energia e evitar danos.
Os pneumáticos perdem pressão de ar após uma condução contínua. Verifique a pressão dos seus pneus mensalmente e certifique-se de que repõe a pressão correta. Com pneus vazios, corre um maior risco de a sua máquina tombar. A insuflação excessiva torna os seus pneus rígidos. Isto reduz a resistência a colisões e solavancos.
Dica: Esteja preparado e certifique-se de que também verifica a pressão dos seus pneus sobressalentes.
b. Inspecione os rastos regularmente:
Fique a conhecer o rasto das suas máquinas. Isto ajudá-lo-á a identificar desgaste excessivo. Pode usar os seus pneumáticos até ao desgaste do perfil de rasto. Um desgaste para lá do perfil de rasto representa um risco de segurança, com os seus pneus a tornarem-se mais suscetíveis a furos, fugas e rebentamentos.
Os pneus maciços também têm um perfil de rasto. Contudo, não estão completamente desgastados depois de o perfil de rasto desaparecer completamente. Utilizando um corta-pneus, é possível criar um novo perfil de rasto no pneu. Pode repetir este processo até atingir a linha ‘60-J’, ponto em que os seus pneus maciços estão completamente desgastados
c. Conduza com segurança:
Uma boa condução é essencial para evitar o desgaste dos seus pneus. Fazer curvas muito depressa, acelerar a fundo e travar abruptamente também causam danos. Além de poupar dinheiro ao desgastar os seus pneus mais lentamente, diminuirá a sua resistência ao rolamento, poupando energia e combustível.
d. Mantenha os seus pneus à distância de fontes de danos:
Evite estacionar as suas máquinas em locais onde recebam exposição prolongada a luz solar direta. A luz solar irá acelerar o desgaste dos seus pneus.
Aconselhamos ainda a evitar o contacto com gordura, gasolina, solventes voláteis e outras substâncias que causem a deterioração da borracha.
Evite o tempo de inatividade, substituindo os seus pneus no momento certo
https://empisite.pt/categoria-produtos/rodados/
Máquinas com pneus desgastados não trabalham de forma segura ou eficiente. Se continuar a trabalhar com elas, arrisca danificar as suas máquinas. Mas se parar para arranjar pneus de substituição, a sua produtividade desce para zero. Ao saber de antemão quando os seus pneus devem ser substituídos, poderá minimizar o tempo de inatividade e ter as suas máquinas a trabalhar com eficiência máxima por mais tempo. Saiba que sinais indicam que os seus pneus precisam de ser substituídos.
